terça-feira, 11 de maio de 2010

Porque não?

Ontem cheguei a Barcelona eram quase dez da noite. Fui ao restaurante do Hotel e vi a lista. Queria comer peixe. Havia um na lista que se chamava Rape. Não fazia a mínima ideia do que se tratava. Quando veio para a mesa, continuei a não fazer ideia do que tinha à frente como jantar. Olhei com desconfiança, meti o garfo a medo e provei. Gostei. Vinha acompanhado de espargos. Também nunca tinha comido espargos, sempre me tinham dito que eram super amargos, por isso nem sequer tinha tido a curiosidade de provar... Mas ontem pensei : Porque não? e comi.
Como sobremesa, escolhi um Flan de Mantó, sem saber o que ía comer...
Hoje voltei e pedi outra vez espargos e Flan de Mantó. E descobri que o Rape é tamboril. Porque afinal, o mundo contado pelos outros é sempre diferente daquilo que percepcionamos por nós mesmos. Cada vez tenho menos preconceitos. Primeiro vamos ver como é e depois logo falamos.
E o jantar estava bom.

11 comentários:

  1. Sempre te disse para experimentares coisas novas!!!!Mesmo quando n gostas vale a pena...pelo menos ficas a saber!!!!
    Só um reparo lindona...o Tamboril não é marisco... =x
    *

    ResponderEliminar
  2. Tamboril é um peixe e a ignorância é triste!
    Parabéns por ter ultrapassado esse preconceito de comer esse marisco chamado Tamboril e essa sobremesa, uma bela fruta chamada Flan de Mantó ;)

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo,

    Já agora: o que pensa do Tratado de Maastricht? E do Tratado de Tordesilhas?
    Agradeço-lhe pessoalmente o cuidado que teve em consultar a Wikipédia para me aclarar as ideias. Sinceramente, não era preciso. Mas já que tem tempo para isso, força!
    Veja se encontra por lá quanto é a área da circunferência, quanto será Zero Factorial ou a Transformada de Laplace de uma Função Transferência Simples. Está a ver... Trivialidades que qualquer ignorante sabe!
    Em suma: vá deixar fel noutro lado. Ou adoce a boca com essa sobremesa que é o Flan de Mantó, feito com esse fruto que é o Mantó...

    ResponderEliminar
  4. É puro altruísmo vir cultivar pessoas através de comentários em blogs...ainda por cima escondido(a) atrás do manto do anonimato provando assim que não tem interesse em exibir a sua cultura mas sim em partilha-la...
    Depois de tamanha felicidade de comentário não podia deixar de lhe enviar uma saudação e o meu (quase) sincero: Muito Obrigado.
    Perder minutos do seu precioso (ainda que inútil) dia recheado de absorção de cultura googliana/wikipediesca para cultivar a autora é claramente um gesto bonito.
    E se chama ignorante a uma pessoa que não sabe que o tamboril não é marisco, apesar de o(a) senhor(a) não conhecer minimamente o grau de conhecimento da "acusada" em questão, é claro para mim que, qual Nuno Rogeiro, o(a) senhor(a) é claramente um(a) entendido(a) em todo e qualquer assunto, por isso, para além do meu obrigado leva também os meus também (quase) sinceros parabéns.
    Continue o bom trabalho! ;)

    ResponderEliminar
  5. Recorrendo à wikipédia (mais uma vez) podemos obeservar que ignorância se refere à falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema. Não são assuntos ligados à ciência, maremática ou engenharia que lhe vão compensar a ignorância em relação ao Tamboril. Todos somos ignorantes o problema é achar que não somos ou que somos muito inteligentes porque sabemos de coisas que fogem um pouco ao senso comum.
    Mas estou disponivel para discutir temas relacionados com a ciencia/engenharia. Preciso que me dê o raio da circunferência, o zero factoria é igual a 1 e a transformada La Place vou criar um blog para dicutirmos isso mais em pormenor :)
    Não queria de maneira nenhuma parecer que tivesse deixado fel.
    Peço desde já as minhas desculpas.
    Em relação ao(à) Barras confesso que tentei arranjar uma foto para me identificar mas não iria ser tão bonita quanto a sua ;)
    Em relação ao meu tempo, isso é comigo e perco-o bem perdido porque gosto deste blog senão nem me dava ao trabalho...
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  6. Caro(a) anónimo(a), começo por esclarecer que sou o Barras...assim evita o trabalho de colocar '(a)' à frente de algumas palavras a mim dirigidas! =)
    Sei que tenho um penteado super espectacular e que fiquei super bem na foto, mas não se sinta melindrado(a)...não podemos ser todos bonitos...
    É sempre engraçado dizer coisas politicamente correctas como constatar o facto de que "somos todos ignorantes em determinadas matérias". É bonito e fica sempre bem...também se podem juntar os desejos de paz no mundo e felicidade para as criancinhas no discurso de Miss, o que me deixará, sem duvida, comovido!!!...No entanto não me consigo esquecer que antes deste comentário amável e simpático a "ignorância era triste"...

    ...pelos vistos para além de triste também é incoerente...

    Saudações,

    ResponderEliminar
  7. CarO Barras,
    Não vejo qualquer tipo de incoerência no meu comentário... todos somos ignorantes em certas matérias e não deixa de ser triste por essa razão, logo todos somos um pouco tristes!
    Vejo que o meu "fel" foi produtivo visto que o comentário do marisco foi removido!
    Não o elogiava pelo penteado mas sim pelo par de cornos que tão bem ostenta!
    Tem razão nem todos podemos ser bonitos como o caro amigo e felizmente que assim o é! Não se preocupe não me sinto melindrado de modo algum.
    Já agora... vejo muita experiência nas suas palavras, mas pouca na prática ;)
    Reage ás palavras dos outros como alguém de 20 e poucos anos, que se quer mostrar um justiceiro em defesa da dama, como se ela não tivesse força suficiente para o fazer.
    Estou errado?
    Os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
  8. Caro(a) anónimo(a),
    Sinto-me bastante macho e tenho alguma auto-confiança, mas pode guardar os O's maiúsculos para Ele, que eu não me considero superior a ninguém...nem sequer a gente ignorante!
    Permita-me não ter vontade de comprar o que tão amavelmente me está a tentar vender, mas consegue sentir-se o aroma do sarcasmo no seu primeiro comentário, tornando-se assim visível o seu indicador apontado à autora por "tamanha ignorância"...Por este motivo continuo a ver bastante incoerência quando no segundo comentário tem um postura tão compreensiva...mas se calhar é só teimosia minha.
    Pessoalmente não me considero triste...nem um pouco...sei muito sobre algumas coisas e pouco sobre outras. Tenho obviamente muito a aprender mas sinto-me realizado com a minha vida até agora. Tenho pena que nem todos tenhamos essa felicidade.
    Obrigado mais uma vez pelo elogio. Com certeza que os ostento muito bem, porque ao contrario de muitos tristes que por aí andam, não sofro de qualquer tipo de dor de corno. =)
    Continuo a saber que não podem ser todos bonitos como eu, mas não se preocupe que eu não descrimino!!! ;)
    Em relação à frase sobre a minha experiência fiquei confuso...vê mas não vê!?Como é que a vê nas palavras e não a vê na pratica quando (supostamente) tudo o que sabe sobre mim se resume ás minhas palavras?
    Está quase certo em relação à minha idade, mas acertou completamente ao lado nas minhas motivações!Que a bela "dama" se sabe defender nunca tive duvidas e mulheres mais fortes do que esta deve haver muito poucas...a realidade é que sou apenas um idiota (individuo com muitas ideias) que gosta de opinar e de discutir construtivamente.
    No entanto deixo-lhe aqui umas palavrinhas amigas vindas da ignorância da minha juventude directamente para a tristeza da sua maturidade: Esse pretensiosismo todo fica-lhe mal! ;)

    Saudações cordeais,

    ResponderEliminar
  9. Caro Barras idiota (individuo com muitas ideias)
    Passo a explicar...
    Experiência na escrita, porque confesso que sabe estruturar bastante bem as frases, inexperiência na prática porque essas frases tão bem estruturadas são espelho de atitudes reveladoras disso mesmo, inexperiência.
    Mas como referiu,e muito bem, tem muito a aprender! E não temos todos?

    Pretensioso? Eu?
    Observe lá o histórico de comentários e diga-me de novo quem sofre de pretensiosismo...
    Não me considero pretensioso, apenas bem disposto! :)

    Os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela explicação e pelo elogio à minha escrita...mas creio que a inexperiência a que se refere é mal interpretada...sem duvida que tenho muito a amadurecer, mas como já expliquei não ajo movido por vontade de ser um cavaleiro numa armadura reluzente ou um rebelde com vontade de lutar contra toda a gente...sou apenas o tal idiota (individuo com muitas ideias) cheio de vontade de responder e de opinar. Não considero que isso revele inexperiência até porque estou mais divertido do que arreliado com a nossa troca de ideias.

    Observei o histórico, e continuo a ver mais pretensiosismo da sua parte, mas se calhar sou só eu a ser pretensioso...isto porque também me considero apenas bem disposto! :)

    Saudações,

    ResponderEliminar
  11. Caro Barras,

    No fundo o importante a reter é que:
    "tamboril não é marisco"

    ;)

    Os meus sinceros cumprimentos,

    ResponderEliminar